quarta-feira, 26 de março de 2014

Catequese com o Papa Francisco – 26/03/14 - Sobre o Sacramento da Ordem



CATEQUESE - SOBRE O SACRAMENTO DA ORDEM
Praça São Pedro – Vaticano
Quarta-feira, 26 de março de 2014


Queridos irmãos e irmãs,

Já tivemos oportunidade de referir que os três sacramentos, do Batismo, da Confirmação e da Eucaristia, constituem juntos o mistério da “iniciação cristã”, um único grande evento de graça que nos regenera em Cristo. É esta a vocação fundamental que une todos na Igreja, como discípulos do Senhor Jesus. Há depois dois sacramentos que correspondem a duas vocações específicas: trata-se da Ordem e do Matrimônio. Esses constituem dois grandes caminhos através dos quais o cristão pode fazer da própria vida um dom de amor, a exemplo e em nome de Cristo, e assim cooperar à edificação da Igreja.

A Ordem, caracterizado nas três grades do episcopado, presbiterato e diaconato, é o Sacramento que habilita ao exercício do ministério, confiado pelo Senhor Jesus aos apóstolos, de apascentar o seu rebanho, no poder do seu Espírito e segundo o seu coração. Apascentar o rebanho de Jesus não com o poder da força humana ou com o próprio poder, mas aquela do Espírito e segundo o seu coração, o coração de Jesus que é um coração de amor. O sacerdote, o bispo, o diácono deve apascentar o rebanho do Senhor com amor. Se não o faz com amor não serve. E nesse sentido, os ministros que são escolhidos e consagrados para este serviço prolongam no tempo a presença de Jesus, se o fazem com o poder do Espírito Santo em nome de Deus e com amor.


segunda-feira, 24 de março de 2014

Poesia de José de Anchieta - I

ANTOLOGIA

JOSÉ DE ANCHIETA

Salve Maria Santíssima! 

Começamos nesse post a divulgar algumas poesias do Bem-aventurado José de Anchieta, conforme indicação bibliográfica ao final. No dia 2 de abril próximo o Santo Padre Francisco canonizará o Beato José de Anchieta, por decreto equipolente. Considerado <<Apóstolo do Brasil>>, seus poemas são exímias catequeses. Compartilhamos com os leitores essas linhas de contornos simples, simplicidade essa que foi preocupação primeira de Anchieta, em sua obra literária. 

Viva (São) José de Anchieta!


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------


DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO


Ó que pão, ó que comida,
Ó que manjar
Se nos dá no santo altar
Cada dia!

Filho da Virgem Maria,
Que Deus-Padre cá mandou
E por nós na cruz passou
Crua morte,

E para que nos conforte
Se deixou no sacramento
Para dar-nos, com aumento,
Sua graça,

Esta divina fogaça
É manjar de lutadores,
Galardão de vencedores
Esforçados,

Deleite de namorados,
Que, co’o gosto de pão,
Deixam a deleitação
Transitória.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Catequese com o Papa Francisco – 19/03/14 - Sobre São José



CATEQUESE - Sobre São José
Praça São Pedro – Vaticano
Quarta-feira, 19 de março de 2013


São José Educador

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Hoje, 19 de março, celebramos a festa solene de São José, Esposo de Maria e Patrono da Igreja universal. Dediquemos, então, esta catequese a ele, que merece todo o nosso reconhecimento e a nossa devoção por como soube proteger a Virgem Santa e o Filho Jesus. O ser guardião é a característica de José: é a sua grande missão, ser guardião.