quarta-feira, 2 de novembro de 2011

1ª LIÇÃO DO CATECISMO

Salve Maria!
Como proposto para atividades do blog, iniciaremos um estudo "básico" da Fé Cristã Católica. Infelizmente muitos não tiveram a oportunidade de receber um bom catecismo antes de fazer 1ª Comunhão e por isso não se interessaram em buscar o conhecimento da Fé e suplicar ao Senhor tão grande dom. Esse catecismo que publicarei foi-me dado por minha avó paterna quando eu era criança. Um tesouro e relíquia dos tempos que as editoras católicas eram de fato Católicas. Não colocarei pensamentos meus, só escreverei o que estiver no livro, que de tão velho, mas de conteúdo tão atual, se decompõem em páginas amareladas...
Boa leitura, caros irmãos e irmãs! Estudai o catecismo! Foi um mandado de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, Gloriosamente Reinante!


1ª LIÇÃO

A primeira grande pergunta

*Quem somos nós?
Somos criaturas compostas de corpo e alma e dotadas de inteligência e de vontade livre. Nosso corpo é mortal e nossa alma é espiritual e imortal. Somos misteriosos peregrinos deste mundo rumo a eternidade

*E quem nos criou?
Foi Deus quem nos criou, nos deu a existência, a vida e tudo o que temos e possuímos. Somos todos irmãos. Tudo é para todos.

*E para que vivemos neste mundo?
Vivemos neste mundo para conhecer e amar a Deus, nosso divino Criador. Vivemos também neste mundo para sermos bons, felizes e realizados nesta vida e, assim, alcançar a felicidade eterna.

*Como podemos alcançar esse nosso fim?
Alcançaremos nosso fim cumprindo a vontade de Deus, nosso Criador, que se manifesta nos ensinamentos da fé cristã.

*Onde encontramos esses ensinamentos da fé cristã?
Encontramos esses ensinamentos da fé cristã na Sagrada escritura e na Tradição que é uma autêntica complementação da Sagrada Escritura.

*O que é o catecismo?
O catecismo católico é um precioso e claro resumo das doutrinas de fé e moral contidas na Sagrada Escritura e na Tradição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário