sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

LIÇÕES DO CATECISMO - 8

Salve Maria! Viva o Menino Jesus!
Desejamos a todos os leitores, bons cristãos e desejosos da Verdade um feliz Natal! O Verbo Encarnado reine em nossas almas, quebrante nossos corações e nos conduza as alegrias celestes... boa leitura! FELIZ NATAL!
Sobre a Graça e os Sacramentos (da iniciação cristã).



III. PARTE

Nossa elevação à vida divina

52ª. LIÇÃO

A graça divina: o mistério de tua grandeza divina

*O que é a graça divina?
         A graça divina é um misterioso dom sobrenatural, concedido por Deus, para vivermos nossa vida cristã e, assim, alcançarmos a vida eterna.

*Não podemos nós, com nossas forças naturais, alcançar a salvação?
         Só com nossas forças naturais, nós não podemos alcançar nossa salvação.

*Quem mereceu para os homens essas graças divinas?
         Foi Nosso Senhor Jesus Cristo que, com sua Paixão e Morte, nos mereceu o tesouro divino das graças que nos alcançam os bens divinos e a salvação.
(Jo 15, 5): “Sem mim nada podeis fazer”.
(Fl 4, 13): “Eu posso tudo naquele que me conforta”.


O Mistério da Graça na vida do homem

*Oferece Deus, nosso Salvador, a todos os homens as graças necessárias para a salvação?
         Sim. Deus, infinitamente bom, sempre oferece a todos os homens as graças necessárias para a salvação.
(1 Tim 2, 4): S. Paulo nos diz com toda clareza: “Deus quer que todos os homens se salvem e que cheguem ao conhecimento da verdade”.     
(Lc 19, 10): “O Filho do homem veio para salvar o que se perdera”.

*Pode o homem resistir às luzes e aos movimentos divinos da graça?
         O homem é livre e, por isso, pode livremente cooperar (ou não cooperar) com os impulsos e as luzes salvadoras da graça.

*O que dizer do mistério da cooperação com a graça, ou da rejeição da graça pelo homem?
         Isso é um dos mais difíceis e mais comoventes mistérios da vida dos homens.
(Salmo 94, 8): O salmista nos exorta: “Se ouvirdes a voz de Deus, não queirais endurecer os vossos corações”.
         Sobre este mistério, lança uma luz benéfica e orientadora a seguinte verdade: Quem coopera com a graça se salva; e quem reza sempre, recebe as forças necessárias para cooperar com a graça”.
(Lc 11, 9): “Pedi e recebereis; procurai e achareis; batei e abrir-vos-á”.
(Lc 19, 41): Jesus chorou sobre Jerusalém e disse: “Quantas vezes eu quis reunir os teus filhos como uma galinha reúne seus pintinhos debaixo de suas asas! Tu, porém, não o quiseste!”


53ª. LIÇÃO

A graça atual: fonte de luzes e forças divinas para a alma

*Quantas espécies nós distinguimos de graças?
Há duas espécies principais de graças:
1º) A graça atual, também chamada com muita propriedade de “graça auxiliar”.
2º) A graça habitual, chamada mais comumente de “graça santificante”. Além disso, devemos mencionar a “graça especial”, a que os sacramentos bem recebidos nos dão um direito sagrado. Por exemplo, quem recebe o batismo, tem o direito a receber graças especiais que o ajudarão a viver como bom cristão.

*O que é a graça atual?
         A graça atual é um auxílio divino que nos é dado para fazer o bem e evitar o mal e, assim, alcançar a salvação.

*Como atua em nós essa graça?
         A graça atual:
1º) ilumina e orienta nossa inteligência, para conhecermos com mais clareza o bem e os valores divinos;
2º) move e auxilia a vontade, para querer o bem e para realizá-lo;
3º) muitas vezes essa graça divina atua sobre nossos afetos, para levá-los mais seguramente para o bem.

*A graça atual nos é necessária?
         Sim, a graça atual nos é necessária.
         Sem a graça, ou seja, sem o auxílio de Deus, não podemos viver a nossa fé, não podemos guardar os mandamentos.
(Jo 15, 5): É nesse sentido que devemos entender as palavras de Jesus: “Sem mim, nada podeis fazer”.


54ª. LIÇÃO

A graça santificante: fonte de vida divina

*O que é a graça santificante?
         A graça santificante é um misterioso dom sobrenatural que nos enriquece com extraordinários bens divinos.
1º) A graça santificante nos comunica, de modo misterioso, a vida divina.
(Jo 10, 10): “Eu – diz Jesus – vim para que eles tenham a vida e a tenham em abundância”.
2º) Nos faz herdeiros do céu.
(Rom 8, 17): “Se somos filhos, somos também herdeiros”.
3º) A graça santificante nos dá o direito sagrado de receber a comunhão, que é o alimento celestial da vida divina em nós.

*Que devemos fazer para viver sempre mais intensamente a vida divina, comunicada pela graça santificante?
         Devemos:
1º) rezar, pois a oração protege e aumenta a graça santificante;
2º) participar da missa e da comunhão, que são os meios por excelência para aumentar em nós a graça;
3º) praticar obras de caridade com boa intenção;  

*Podemos perder a graça santificante – essa vida divina?
         Sim. Infelizmente podemos perder a graça santificante pelo pecado mortal, que destrói a vida divina em nós. “Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora como o ramo seco”. Assim nos fala Jesus na linda passagem da Videira e dos Ramos (Jo 15, 1-8).

*Como poderemos adquirir novamente a graça, se a tivermos perdido?
         Recebemos a graça santificante pela primeira vez no batismo. Caso a perdermos, podemos readquiri-la principalmente, pelo sacramento da penitência.

A graça santificante: traz-nos riquezas divinas

*A graça santificante traz merecimentos especiais para nossas boas obras?
         Sim. As nossas boas obras, feitas com reta intenção e em estado de graça, nos alcançam:
1º) o aumento da graça santificante;
2º) novos merecimentos para o céu;
3º) além disso, nos alcançam novos auxílios divinos para nossa santificação.
(Mt 5, 12): “Ficai alegres e contentes, porque vossa recompensa é copiosa no céu!”.
(Mt 6, 1 e sg.): Nessa passagem, Jesus nos ensina a fazer as boas obras por Deus, e não por ostentação, para termos merecimentos no céu.

*E nossas boas obras, feitas em estado de pecado mortal, não nos alcançam merecimentos e graças divinas?
         Essas boas obras têm muito valor perante Deus, pois alcançam a graça da conversão, embora não nos alcancem merecimentos para o céu.


55ª. LIÇÃO

Os Sacramentos: as grandes fontes da graça divina

*O que são os sacramentos?
         Os sacramentos são os meios externos e sensíveis com que a Igreja nos confere graças divinas.

* Quem instituiu os sacramentos?
Foi Nosso Senhor Jesus Cristo que instituiu os sacramentos e os entregou à igreja, para que ela mantivesse abertas, para os homens, essas fontes das graças da redenção.

*Quem administra os sacramentos?
Quem administra os sacramentos são os ministros da Igreja. Mas quem nos comunica a graça é Jesus Cristo, que mereceu essas graças por sua paixão e morte.

*Quantos e quais são os sacramentos instituídos por Nosso Senhor?
São sete:
1.    Batismo
2.    Confirmação.
3.    Eucaristia
4.    Penitência
5.    Unção dos enfermos
6.    Ordem
7.    Matrimônio
A prova dessa importante verdade, nós a temos na Escritura e na doutrina da igreja.

*Quais são os elementos constitutivos dos sacramentos?
Os elementos constitutivos, portanto, necessários, dos sacramentos são dois: o sinal ou elemento externo e a graça que é comunicada.
1º) O sinal, ou elemento externo, é enriquecido com cerimônias organizadas pela igreja.
2º) A graça divina, que é comunicada. Como somos criaturas compostas de corpo e alma, Cristo quis unir a doação da graça a um sinal externo. Recordemos como Jesus realizou quase todos os milagres com palavras e ações externas. Por exemplo: (Jo 9,6 sg): Cura do cego de nascimento: “Jesus fez barro com saliva e untou os olhos do cego e disse-lhe: Vai, lava-te na piscina de Siloé! Ele lavou-se e voltou vendo”.
Assim também (Mc 7, 33 sg.) e outros milagres.

*Qual é, no plano da redenção, a grande finalidade dos sacramentos?
1º) Conferir a vida divina, como o batismo e o sacramento da penitencia.
2º) Aumentar e fortalecer essa vida divina. São, por isso, verdadeiramente as maravilhosas fontes da graça divina.

.Quantas vezes podem ser recebidos os sacramentos?
O batismo, a confirmação e a ordem podem ser recebidos uma só vez, porque imprimem um caráter, i.é, porque imprimem uma realidade sagrada permanente. Vejamos essa passagem de S. Paulo: (2 Cor 1,21 sg.): “ Foi Deus que nos ungiu, que nos marcou com seu sigilo, e como penhor, infundiu o Espírito em nossos corações”. Os outros sacramentos podem ser recebidos mais vezes. Por isso devemos aproveitar as graças que jorram dessas fontes de vida divina.


56ª. LIÇÃO

O Batismo

*O que é batismo?
         O batismo – que é o primeiro sacramento – nos faz renascer da água e do Espírito Santo. Pelo batismo, renascemos para a vida divina.
*Que graças nos confere o santo sacramento do batismo?
         O batismo nos confere as graças seguintes:
1º) nos purifica do pecado original e de outros pecados pessoais, se os houver (batismo de adultos);
2º) nos confere a graça santificante, que nos faz filhos de Deus, herdeiros do céu, irmãos uns dos outros e membros da Igreja;
3º) imprime em nós caráter sagrado de cristãos;
4º) nos dá um direito sagrado à graça sacramental que nos ajudará a viver como filhos de Deus, irmãos de Cristo e irmãos dos nossos irmãos.

*Quem é o autor do Batismo?
         O autor do Batismo é Nosso Senhor Jesus Cristo, que o instituiu com as solenes palavras seguintes: “Ide e ensinai todos os povos e batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.

*Por que devemos estimar muito o santo sacramento do batismo?
         Devemos estimar muito o santo sacramento de batismo porque é o mais importante. Jesus fala sobre o batismo com a seguintes palavras: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: quem não renascer pela água e pelo Espírito Santo, não pode entrar no Reino de Deus”.

*Por que ordena a Igreja que os batizandos tenham padrinho e madrinha?
         Essa lei da Igreja ensina seriamente o grave dever de zelar pela instrução e formação religiosa do batizando. Por isso os não-católicos, os hereges e inimigos da Igreja não podem ser padrinhos.

* O que significa as expressões: “batismo de desejo” e “batismo de sangue”?
       A Igreja ensina que o sincero desejo de ser batizado, alcança – para quem não pode ser batizado – a graça santificante e a salvação.
( Mc 8, 35): “Quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, salvá-la-á.
Os “Santos Inocentes” e muitos outros santos mártires nos falam claramente dessa doutrina da Igreja.

*Quem é o ministro do batismo?
         O ministro ordinário do batismo é o sacerdote.

*O que significa batismo em caso de necessidade?
         A igreja nos ensina o seguinte: em casos de necessidade, qualquer pessoa pode e deve batizar.
         Essa doutrina nos revela a vontade divina de salvar os homens.
         Por isso, os cristãos, devem ser instruídos com toda clareza sobre esse ponto e, além disso, deve-se instruir o povo cristão com insistência sobre a grave obrigação dos pais de batizarem seus filhos, o mais cedo possível.


57º. LIÇÃO
                       
A confirmação ou crisma.

*Que graças nos alcança o sacramento da confirmação, ou crisma?
A confirmação nos alcança grandes e preciosas graças:
1º) Nos enriquece com os Dons do Espírito Santo,
2º) Nos da graças para sermos cristãos adultos e nos ajuda a praticar e defender nossa fé,
3º) Nos da o espírito de apostolado em favor de nossos irmãos,
4º) E imprime em nós o caráter de defensores da nossa fé, na luta com Cristo pelo reino de Deus.

*O que são os Dons do Espírito Santo?
São graças especiais que:
1º) Nos iluminam mais profundamente com luzes divinas, para compreendermos melhor as verdades reveladas;
2º) Nos fortalece, para praticarmos mais generosamente a doutrina de Jesus, mesmo a doutrina da cruz;
3º) E enobrecem nossos sentimentos e nossa vida afetiva, orientando-nos assim para Deus.

*Quais são os Dons do Espírito Santo?
Os Dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

*Qual é o ministro da confirmação?
O ministro ordinário da confirmação é o bispo; ministro extraordinário é qualquer sacerdote, que tenha delegação especial.

*Como se administra o sacramento da Crisma?
O bispo impõe a mão, faz a unção com o santo crisma dizendo: “Recebe por este sinal o dom do Espírito Santo” .

* Qual é outra cerimônia característica da confirmação?
É essa: O bispo traça um sinal da cruz na fronte do crismando e, em seguida, bate levemente no rosto dele, para simbolizar que o cristão deve professar, feliz e generoso, sua fé em Cristo, o Cristo crucificado, e deve estar disposto ate sofrer ofensas e afrontas por causa da fé.

*Qual é a preparação exigida para receber esse sacramento?
1.    A idade mais indicada é adolescência.
2.    Recomenda-se, alem disso, que haja uma solida instrução religiosa. O atender a esses dois requisitos contribui eficazmente para formação de uma juventude mais conscientizada e firme na fé.
*Qual a finalidade dos padrinhos ou madrinhas?
Os padrinhos ou madrinhas têm uma finalidade e função análoga aos padrinhos do batismo, i. é, colaborar na formação religiosa dos afilhados.


58º. LIÇÃO

A santíssima Eucaristia

*Quais os mistérios indicados sob a designação de eucaristia?
São três grandes mistérios:
1.    O mistério da presença real.
2.    O mistério do Santo Sacrifício da Missa.
3.    O mistério da Sagrada Comunhão.
O mistério da presença real

*O que é o mistério da presença real?
É o mistério profundo que nos revela que Jesus Cristo está realmente presente de baixo das espécies de pão e vinho consagrados.

* Essa presença é verdadeiramente uma presença real, ou somente uma presença simbólica?
A presença de Jesus na eucaristia é – como nos ensina a fé – uma presença real e verdadeira. Jesus Cristo esta presente nesse adorável sacramento com seu corpo, sangue alma e divindade, tão real e perfeitamente como no céu. Enunciando esse mistério, nós enunciamos um dos mais profundos mistérios: “Eis o mistério da fé!”

*Em que fontes sagradas se funda a nossa fé nesse mistério?
Nossa fé se funda:
1º) Nas palavras solenes, claras e firmes, com que Jesus fez a promessa desse mistério.
(Jo 6,48-51): Desse capítulo 6, destacamos somente:
(6,48): “Eu sou o pão da vida...”
(6,51): “Eu sou o pão vivo que desci do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que Eu hei de dar é a minha carne para a salvação do mundo”.

2º) Nossa fé se funda nas palavras da instituição da eucaristia, na Última Ceia: “Tomai e comei. Isto é o meu corpo que vai ser entregue por vós. Fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19).
“Este cálice é a nova aliança em meu sangue que é derramado por vós...” (Lc 22,20).
Ler toda a narrativa da Última Ceia: (Lc 22,27-20;  Mt 26; Mc 14).

3º) Nossa fé se funda na pregação dos apóstolos – pregação confirmada pelo martírio.

4º) Nossa fé se funda no ensino multi-seculaar da Igreja – ensino iluminado pela santidade dos fiéis alimentados pelo “pão da vida”.

*Qual é a importância das palavras de Jesus, dirigidas aos apóstolos: “Fazei isso em memória de mim”?
Com essas palavras, Jesus deu aos apóstolos e a seus sucessores o poder divino de mudar – como Ele o fez – o pão e o vinho em seu corpo e em seu sangue. Mistério esse que se realiza na Missa.

*Quais foram as misteriosas razoes que levaram Jesus a instituir a sagrada eucaristia?
Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu a sagrada eucaristia por grandes e divinas razões:
1º) Cristo, em seu infinito amor, quis ficar conosco.
2º) Quis ser o misterioso alimento divino de nossos corações divinizados pela graça.
3º) Jesus quis continuar na missa, de modo místico, através dos séculos, o sacrifício redentor da cruz, que é o mais sublime cântico dos cânticos do amor de Deus para com os homens. Só a fé, que nos faz compreender o mistério do Calvário, nos faz compreender o mistério da eucaristia.

A sagrada comunhão: nosso alimento divino

*O que nos ensina a fé sobre a comunhão?
                                             
A fé nos ensina que, quando recebemos a comunhão nós recebemos, como alimento divino, o corpo e o sangue de Jesus Cristo, misteriosamente oculto a nossos sentidos.

*Comungando só debaixo de uma espécie, recebemos realmente o corpo e o sangue de Jesus Cristo ?
Sim. Porque Jesus Cristo está realmente debaixo de cada uma das espécies eucarísticas.
(Jo 6,52): “Quem comer deste pão, viverá eternamente”.

*Quais são os misteriosos efeitos da sagrada comunhão?
As grandes graças que a comunhão nos concede são:
1º) A misteriosa união de Jesus conosco e por Ele, com o Pai e com nossos irmãos.
2º) A comunhão alimenta a vida divina, a vida da graça que recebemos no batismo.
3º) Conceder-nos forças especiais para viver e agir como filhos de Deus e como nossos irmãos.
4º) Guarda nossa alma para a vida eterna.
(Jo 6, 54): “Quem come minha carne e bebe meu sangue, tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia”.

*Quando devemos comungar?
A igreja prescreve a sagrada comunhão pelo menos uma vez por ano, pela páscoa. Mas é desejo insistente da igreja que comunguemos com frequência, e até diariamente.
E esse é também o desejo de Jesus expresso com divina seriedade:
(Jo 6,54): “Em verdade, em verdade, Eu vos digo: se não comerdes a carne do filho do Homem e se não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós”.

Piedade e Liturgia para a digna recepção da Sagrada Comunhão

*Quais são as mais importantes disposições para comungar bem?
São as seguintes:
1º Estar em estado de graça, i.é, não ter pecado mortal.
2º Observar o jejum eucarístico, i.é, estar em jejum pelo menos uma hora antes da comunhão.
3º Fazer uma piedosa preparação, como seja, fazer atos de fé, de esperança e de amor.
4º Participar da missa com fé e devoção é a mais excelentes das preparações.
5º Apresentar-se à comunhão com o maior respeito externo – atitude e traje – e com mais nobre piedade.

*É pecado comungar em estado de pecado mortal?
Sim. Comungar conscientemente em estado de pecado mortal é um triste sacrilégio e nos traz grandes males.
São Paulo nos exorta: “Examine-se a si mesmo o homem e assim coma deste pão e beba deste cálice”. (1Cor 11,28).
 É também de S. Paulo essa palavra: “Todo aquele que comer deste pão e beber o cálice do Senhor indignamente, será réu do Corpo e do Sangue do Senhor.

* Há algumas disposições atuais a respeito da sagrada comunhão?
Sim.                          
1º) Quanto a comungar ajoelhado ou em pé; comungar na mão ou na boca: observem-se as disposições das diversas dioceses. Quando se comunga na mão – atender, com cuidado, aos fragmentos.
2º) O mais importante é que tudo se faça com máximo espírito de fé e piedade.

O Santo Sacrifício da Missa

*O que quer dizer sacrifício?
         Sacrifício é um dom, um bem, uma oferta, que nós oferecemos a Deus para reconhecer, por esse dom, que Ele é o Senhor de todos os bens que nós possuímos.

*Qual é o grande sacrifício que Jesus ofereceu pelos homens?
         O sacrifício de valor infinito que Nosso Senhor Jesus Cristo ofereceu pelos homens e pela sociedade, ao começar o Novo Testamento, foi o imolar-se por nós no altar da cruz.

*Por que sacrificou Jesus sua vida no altar da cruz?
         Jesus sacrificou sua vida no altar da cruz:
1.º) para nos purificar dos nossos pecados;
2.º) para no alcançar as graças necessárias para nossa salvação.

*Qual é a relação entre o sacrifício da missa e o sacrifício da cruz?
         A fé nos ensina que a missa é a misteriosa, incruenta e essencial renovação do sacrifício da cruz.
         O profeta Malaquias anunciou, em grande visão, a missa como o grande sacrifício, celebrado em todo o mundo e em todos os séculos. (Mál 1, 11).

*Em que se realiza a identidade do sacrifício da cruz e da missa?
         O mesmo Jesus que se ofereceu por nós no sacrifício da cruz é quem se oferece por nós na missa.

*Qual é a diferença entre o sacrifício da cruz e da missa?
         1.º) Na cruz, Jesus Cristo se ofereceu e se imolou por si mesmo, derramando seu sangue;
         2.º) Na missa, Jesus se oferece, pelo ministério dos sacerdotes, de forma incruenta, i.é, sem derramar o seu sangue.
(Lc 22, 19): “Fazei isto em memória de Mim”.
(1 Cor 10, 16 sg.): “O cálice da bênção que nós consagramos não é a comunhão do sangue de Cristo? E o pão que nós partimos não é a participação do corpo do Senhor?”

*Quando instituiu Jesus o santo sacrifício da missa?
         Jesus Cristo instituiu o santo sacrifício da missa na Última Ceia, na 5.ª Feira Santa, dando aos apóstolos o poder sacerdotal e ordenando-lhes que renovassem a imolação e o sacrifício de seu corpo e seu sangue.
(Lc 22, 29): “Fazei isto em memória de Mim.”

*Quais são os valores imensos da missa para os homens?
         A missa é o grande sacrifício latrêutico, eucarístico, propiciatório e impetratório que Cristo nos outorgou.
         Sacrifício latrêutico, i.é, com Cristo nós adoramos a Deus.
         Sacrifício eucarístico, i.é, com Cristo nós agradecemos a Deus.
         Sacrifício propiciatório, i.é, com Cristo nós oferecemos a Deus reparação e pedimos perdão de nossos pecados.
         Sacrifício impetratório, i.é, com Cristo nós pedimos graças e bênçãos divinas.
         Unidas assim a Cristo, as orações da Igreja e nossas orações assumem grandeza e valores divinos e, em certo sentido, infinitos. Daí as palavras de S. Paulo: (Hebr 4, 16): “Aproximemo-nos cheios de confiança do trono da graça”.

A Liturgia da Missa

*Como devemos participar do santo sacrifício da missa?
         Sempre com os mais profundos sentimentos de fé e devoção, pois na missa se renovam misticamente os sofrimentos e a morte de Jesus, nosso santíssimo Redentor.
         É muito profunda e comovente a palavra: “Em nossos altares todos os dias é Sexta-feira Santa”.

*Poderia a missa dominical ajudar a resolver as grandes questões sociais?
         Sem dúvida. Pois a missa reúne, de um modo único e divino, a família de Deus, e pela sagrada comunhão nos recorda que todos, grandes e pequenos, ricos e pobres, todos somos irmãos em Cristo.

*Poderá igualmente a missa ajudar a resolver a questão e o problema vocacional, que é um problema gravíssimo?
         Sim. E por várias razões:
1.º) A missa bem compreendida e vivida pelos jovens é  a divina e máxima motivação da vocação sacerdotal. É a mais autêntica motivação e, por isso, a mais decisiva.
2.º) A missa piedosamente participada é a mais animadora força para o jovem aspirante.
3.º) A missa piedosamente celebrada é a mais eficiente força formadora do sacerdote educador: subir o Calvário com Cristo, e com Cristo, no Calvário, realizar a redenção do mundo, a salvação dos nossos irmãos.

*Como está organizada a liturgia da missa?
         A missa, o grande ato sacrifical, tem as seguintes partes litúrgicas:
I. Orações preparatórias.
II. A liturgia da palavra, que inclui leituras da Sagrada Escritura e a homilia, ou seja, uma prática explicativa.
III. O ofertório, no qual se faz a oferenda do pão e vinho.
IV. A oração eucarística cuja parte essencial é a Consagração, na qual se realiza o profundíssimo mistério da transubstanciação, momento divino no qual o pão e o vinho são transformados no Corpo e Sangue de Cristo.
V. A comunhão, que é a participação mais perfeita dos fiéis.
VI. E os ritos finais.

*A quem oferecemos o sacrifício da missa?
         A missa, como sacrifício divino, é oferecido essencialmente a Deus. Podemos, porém, fazer piedosa comemoração da Santíssima Virgem e dos santos: expressão linda da comunhão dos santos em Cristo, por Cristo e com Cristo.

*Podemos rezar a missa pelas almas?
         Sim. A Igreja nos ensina, pela liturgia, essa verdade. Na missa, podemos oferecer principalmente o valor expiatório da missa pelas almas do purgatório.

*Devemos assistir a missa todos os domingos?
         Sim, como determina o primeiro mandamento da Igreja. A grandeza divina desse sacrifício e a eficácia divina da missa, como fonte de graças, nos deveriam além disso, como que impelir a uma frequência assídua. O amor de Cristo manifestando nesse mistério nos obriga a estimar sagradamente a missa.

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