sexta-feira, 4 de julho de 2014

Resposta ao infeliz Programa Em Frente, da TV Aparecida

Caríssimos,

Salve Maria Santíssima, a Mãe Aparecida, Imperatriz do Brasil e de todo o povo brasileiro.

No último dia 03, em vossa programação, foi exibido o programa “Em Frente”, programa que desconheço, nunca assisti e, pouco me interesse sabê-lo. A verdade é que fui obrigado a verificar as informações a nós chegadas, diante do escândalo que tal pasquim televisivo se tornou.

(Aqui o link com o vídeo)

É de minha conduta verificar informações antes de tecer opiniões. O que me leva a escrevê-los.

Pois bem. No caso mencionado, o apresentador do programa- para nossa infelicidade um sacerdote- foi consultado a respeito do uso do véu por uma senhora de 70 anos, mui lúcida e sensata. Isto porque, segundo afirmou, seu pároco pediu que as mulheres usassem véu nas Missas.

Para espanto de todos, a pergunta foi encarada com ar chistoso em total desrespeito. O estarrecimento do apresentador e dos demais foi vergonhoso, como se usar um véu fosse diminuir a liberdade de qualquer mulher católica. As grandes mulheres que conheço usaram véu, meus senhores, a saber, Santa Teresa de Jesus, Santa Hildegarda de Bingen, Santa Teresa do Menino, a Excelsa Mãe de Deus e Sempre Virgem Maria. E mais, há um sem número de senhoras e moças que conservam este santo costume. Aliás, os doutos apresentadores poderiam ter-nos brindado com citação do documento que diz às mulheres católicas: RETIREM O VÉU, SEJAM LIVRES. Risos levianos e dignos de asco.

O assunto avançou um pouco mais! Foi dito que o padre pode celebrar a missa em latim, para um pequeno grupo, e pedir que as senhoras usem véu para dar um ar “pitoresco”. Quanto a este assunto, creio que um programa aparentemente de culinária, no estilo “Mais Você”, não tem gabarito para responder de maneira tão simplória a questão, haja vista que, se a Santa Missa no “Rito de Trento” com uso de véu, com todos os rapapés e indumentárias é algo pitoresco, agradeçamos ao Papa Bento XVI- e todos os seus predecessores- que assim celebraram e jamais condenaram (nem mesmo se pudessem!).

Papa Bento XVI, em seu reinado, usava indumentária há tempos esquecida, com a pompa própria e digna ao Vigário de Cristo e ninguém jamais ousou chamá-lo, em rede nacional, de “papa pitoresco”. Por quê, será?!

Outra pérola e esta, de fato, foi a pior de todas as leviandades, foi a máxima: “
Por trás de gente que gosta de tanta indumentária existem muitas dúvidas”[seguido de um solene ar de suspense]. Se não foi isso, foi algo muito parecido...

Por em dúvida a honestidade e retidão de um sacerdote só por suas vestes é, com o perdão da palavra, uma perversidade assombrosa. Ora, se antes do Concílio todos eram OBRIGADOS a usar TODOS OS PARAMENTOS/INDUMENTÁRIAS seriam todos eles cheios de dúvidas? São João XXIII, para carregado em sedia gestatória portando sua coroa papal; Venerável Papa Pio XII, príncipe de Deus, pastor angélico com majestosa solenidade; São João Paulo II, com seu carisma e autoridade, portando o fanon papal e a hierofante; Bento XVI e suas solenes celebrações na busca da reforma da reforma. Teriam estes algo obscuro a ser revelado? Segredos obscenos e obsessivos que podem ser sondados pelo padre apresentador?

Suporto muitas coisas, muitos ataques pessoais e à Igreja, quando vindos de protestantes. Mas assistir católicos atacando com malícia e achincalhamento o que é próprio da Igreja, é algo que eu não consigo aceitar e/ou suportar.

Penso que a resposta, nada imparcial, dada à telespectadora foi um verdadeiro desserviço ao povo católico que apoia, colabora, reza e ajuda financeiramente a TV Aparecida. É triste! Lamentável! Vergonhoso! A condenação sumária de centenas, milhares, de padres e seminaristas que buscam ter uma vida santa e honesta- ainda que com indumentárias em demasia e ar pitoresco, são verdadeira desonestidade farisaica, que busca tirar o cisco do olho alheio antes de tirar a trave de sua visão.

O catolicismo perde. O reino de satanás avança.

Nossa Senhora Aparecida, rogue por todos nós, para que sejamos mais prudentes e verdadeiramente humildes.

Frei Jonatan Rocha do Nascimento

Em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário