sábado, 1 de dezembro de 2012

CICLO DO NATAL




MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO

Nos eternos desígnios de Deus, a Encarnação da Segunda Pessoa da Santíssima Trindade estava decretada em vista do pecado de Adão e Eva, autores do primeiro pecado, aos quais Deus contrapõe Jesus e Maria, respectivamente, autor e medianeira suplicante da vida da graça. 
No período natalício a Virgem Mãe e Cristo Senhor são festejados inseparavelmente. Celebra-se a preparação do mundo para a vinda do Salvador, preparação levada a efeito pelo Eterno Pai no decorrer dos séculos.
Esse período litúrgico compreende:
1)      O Tempo do Advento, que lembra os milênios durante os quais a humanidade esperou a vinda do Messias;
2)      O Tempo do Natal, que recorda o nascimento do Salvador;
3)      O Tempo da Epifania, que recorda as manifestações de Jesus.


Preparação: TEMPO DO ADVENTO

Espera do Messias

Os primeiros traços do Advento encontram-se na Espanha e na França. Em Roma, teve origem sob o Papa Simplício, entre os anos 471 e 483, após os grandes debates cristológicos contra Nestório e Eutiques.
            COMENTÁRIO DOGMÁTICO. – Na liturgia do Advento a Igreja relembra as três vindas de Cristo:
1)      a vinda temporal, que se deu com o nascimento, em Belém, após a longa espera de milênios;
2)      a vinda espiritual de Jesus nos corações, que se dá no curso da vida terrena de toda criatura humana;
3)      a última vinda de Jesus Cristo para o Juízo Final. Será o complemento da obra redentora.
ENSINAMENTO ASCÉTICO. – A vinda temporal de Jesus é um fato passado. Mas, como mistério vivo e real na Eucaristia, tem uma virtude e uma graça especial. No Advento a Igreja quer preparar os fiéis para as graças que o Deus Menino mereceu com seu nascimento.
CARÁTER LITÚRGICO. – O Advento apresenta dois caracteres particulares: o primeiro é de entusiasmo e de anseio confiante pela vinda do Salvador; o segundo caráter é de penitência, e parece predominar sobre o primeiro: manifesta-se pela cor roxa dos paramentos, pelo uso mais moderado do órgão e das flores.



Meditação no Primeiro Domingo do Advento.

A basílica de Santa Maria Maior, dedicada à Virgem Mãe e que guarda o sagrado berço de Jesus Menino, é o lugar mais próprio para celebrar o início do ano litúrgico. Jesus veio ao mundo por meio de Maria e os homens devem voltar a Jesus pelo mesmo caminho.
A virgem Imaculada (8 de dezembro) é o modelo a imitar para nos prepararmos para o Santo Natal. Ela é apresentada no recolhimento da casa de Nazaré (Lc 1, 26-38), na aceitação total da vontade de Deus com o solene “Fiat” e na ansiosa espera de Jesus, que ela guardava no seu ventre virginal. A Virgem, pela sua pureza, humildade e união íntima com Deus, apresenta-se a nós qual vivo e perene convite a preparar-nos dignamente à vinda do Salvador.
Outra personagem que o Advento apresenta à nossa imitação é São João Batista, o Precursor do Messias: prepara mais de perto os caminhos do Senhor, com ardorosa pregação em que convida os fiéis à penitência e à conversão: “Preparai os caminhos do Senhor...”
A terceira personagem importante do Advento é o profeta Isaías, que sintetiza e personifica os anseios e aspirações, a impaciente espera e súplica ardente dos patriarcas, dos demais profetas e de todos os justos do Antigo Testamento.
Esse anelo de fecunda expectativa, as almas façam-no seu e preparam-se para festejar, com grande confiança, o Natal do Messias. Não as façam temer seus pecados! O Salvador veio precisamente para tirá-los e fazer-nos participantes da vida divina, dando-nos as graças necessárias para alcançarmos a salvação eterna.


(Fonte: Missal Romano Cotidiano, Edições Paulinas, 1964, págs. 40 e 41.)


Salve Maria! 

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