quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Toda bela sois, Maria, sem a mancha original!



NOVENA DA IMACULADA CONCEIÇÃO
DA SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA

(Principia a 29 de novembro)

Em nome do Pai e do Filho + e do Espírito Santo. Amém. 

I) Ó mística rosa de pureza, Maria Santíssima, nós nos alegramos convosco por terdes, na vossa Imaculada Conceição, triunfado gloriosamente da infernal serpente, sendo concebida sem a mancha do pecado original.
            Agradecemos e louvamos à Santíssima Trindade que vos concedeu tal privilégio, e vos suplicamos nos alcanceis forças para vencer todas as ciladas do demônio, e nunca manchar a nossa alma com o pecado.
            Ave Maria...
V. Ó Maria, concebida sem pecado.
R. Rogai por nós que recorremos a vós.

II) Ó espelho limpidíssimo de pureza, Maria Santíssima, nós nos alegramos sumamente ao considerar as sublimes virtudes e os dons magníficos que o Espírito Santo infundiu à vossa alma, desde o primeiro momento da vossa Imaculada Conceição.
            Agradecemos e louvamos à Santíssima Trindade que vos cumulou destes privilégios, e vos suplicamos, ó Mãe benigníssima, que, obtendo-nos a prática das virtudes, nos torneis dignos de receber os dons e as graças do Espírito Santo.
            Ave Maria...
V. Ó Maria, concebida sem pecado.
R. Rogai por nós que recorremos a vós.

III) Ó estrela lucidíssima de pureza, Maria Santíssima, nós nos alegramos convosco pelo gozo inefável que tiveram todos os anjos do paraíso com a vossa Imaculada Conceição.
            Louvamos e agradecemos à Santíssima Trindade que vos enriqueceu de tamanho privilégio. Fazei, ó Mãe Santíssima, que também nós um dia possamos tomar parte naquela alegria, e juntamente com os anjos louvar-vos e bendizer-vos por toda a eternidade.
            Ave Maria...
V. Ó Maria, concebida sem pecado.
R. Rogai por nós que recorremos a vós.


V. Toda sois formosa, ó Maria.
R. E mácula original não há em vós.

V. Vós sois a glória de Jerusalém.
R. Vós, a alegria de Israel.

V. Vós, a honra do povo.
R. Vos, advogada dos pecadores.

V. Ó Maria.
R. Ó Maria.

V. Virgem prudentíssima.
R. Mãe clementíssima.

V. Rogai por nós.
R. Intercedei por nós a Nosso Senhor Jesus Cristo.

V. Vós fostes, ó Virgem, imaculada em vossa Conceição.
R. Rogai por nós ao Pai, cujo Filho destes à luz.

Oremos
Ó Deus, que pela Imaculada Conceição da Virgem Maria preparastes a vosso Filho digna morada: nós vos rogamos que, pois a preservastes de toda a mancha, pela previsão da morte de seu mesmo Filho, nos concedais por sua intercessão que também puros até vós cheguemos. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso. Amém. 



V. In Conceptióne tua, Virgo, immaculáta fuísti.
R. Ora pro nobis Patrem, cuius Fílium perperísti.

Oremus
Deus, qui Unigéniti tui Matrem ab origináli culpa in sua conceptióne mirabíliter praeservásti: da, quaesumus, ut sua nos intercessióne, munitos, corde mundos fácias suae interesse festivitáti. Per eúndem Christum Dóminum nostrum. Amen.




FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

(8 de dezembro)


Ato de consagração da paróquia
a Maria Santíssima

(Da Pastoral Coletiva, para o pároco rezar solenemente no dia 8 de dezembro)


Ó Maria, Virgem amorosíssima e nossa terníssima Mãe, lançai um olhar benigno sobre o povo desta paróquia, humilde porco da vossa grande família, que, prostrado diante de vós, se consagra irrevogavelmente ao vosso coração materno. A isto nos move, não só o nosso filial afeto para convosco, mas também a necessidade que sentimos de uma assistência vossa mais especial, nestes calamitosos tempos.
            Vede, ó Maria, como se procura extinguir a fé dos nossos corações, com o gelo do indiferentismo e da incredulidade. Ah! Vós que sois a sede da sabedoria, conservai-nos inabaláveis na fé santíssima do vosso Filho.
            Vede as ciladas que, em toda parte, se armam aos bons costumes, contaminando todas as coisas com a desenfreada licença sensual. Ah! Purificai, ó Virgem Imaculada, de tantas impurezas a terra; ou ao menos, conservai ilesas todas as nossas famílias.
            Vede como se tenta convulsionar toda a sociedade, e lançá-la no torvelinho da rebelião contra toda lei e toda a autoridade.
            Portanto, ó augusta Rainha nossa, conservai entre as classes do vosso povo aquela ordem que foi por Deus estabelecida, e não permitais que os conselhos ímpios prevaleçam. Finalmente, tende misericórdia da Igreja e do seu venerando chefe, ó Auxílio dos Cristãos.
            Aceitai, pois, ó boa Mãe, a consagração que este povo faz hoje, de si mesmo, ao vosso coração materno; e, como prova do vosso benigno acolhimento, fazer que todos sintam a vossa proteção na vida e na morte. Amém.

  (Manual da Paróquia, 1959, Vozes, págs 186 a 188) 

Para meditarmos:

De Maria numquam satis, dizem os Santos. Não se deve dizer basta nos louvores a Maria Santíssima. Não temamos cultuá-la excessivamente. Estamos sempre muito aquém do que Ela merece. Não é pelo excesso que nossa devoção a Maria falha. E sim, quando é sentimental e egoísta. Há devotos de Maria que se comovem até às lágrimas, e, no entanto, se ajustam, sem escrúpulos, à imodéstia e à sensualidade dominantes na sociedade de hoje. Sem imitação não há verdadeira devoção marial.
            Consagremos, realmente, a Maria Santíssima nossa inteligência e nossa vontade, com a mortificação de nossa sensibilidade e de nossos gostos, e Ela cuidará de nossa ortodoxia. “Qui elucidam me vitam aeternam habebunt” (Eclo 24,31) – [Aqueles que me tornam conhecida terão a vida eterna] -, diz a Igreja de Maria. Os que se ocupam de fazê-la conhecida e honrada terão a vida eterna.

Dom Antônio de Castro Mayer.

“Quando eu era jovem teólogo, antes e até mesmo durante as sessões do Concílio, como aconteceu e como acontecerá a muitos, eu alimentava uma certa reserva sobre algumas fórmulas antigas como, por exemplo, a famosa De Maria nunquam satis – “Sobre Maria jamais se dirá o bastante”. Esta me parecia exagerada.
Encontrava dificuldade, igualmente, em compreender o verdadeiro sentido de uma outra expressão bastante famosa e difundida (repetida na Igreja desde os primeiros séculos, quando, após um debate memorável, o Concílio de Éfeso, do ano 431, proclamara Nossa Senhora como Maria Theotokos, que quer dizer Maria, Mãe de Deus, expressão esta que enfatiza que Maria é “vitoriosa contra todas as heresias”.
Somente agora – neste período de confusão em que multiplicados desvios heréticos parecem vir bater à porta da fé autêntica -, passei a entender que não se tratava de um exagero cantado pelos devotos deMaria, mas de verdades mais do que válidas.”
Cardeal Joseph Ratzinger – Entretiens sur la Foi, Vittorio Messori – Fayard 1985.



Mais sobre a Imaculada Conceição da Bem aventurada e sempre Virgem Maria:






SALVE MARIA IMACULADA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário