segunda-feira, 19 de março de 2012

O PECADO, AS PAIXÕES E OS VÍCIOS - Meditação quaresmal

O PECADO
            O pecado é uma ofensa feita a Deus, desobedecendo à sua lei. Distingue-se em original, que é o pecado cometido por Adão e transmitido a todo homem por descendência natural e atual, que é o cometido voluntariamente pelos que têm o uso da razão. O pecado atual pode-se cometer com pensamentos (desejos, complacência, alegria do mal, deleite morboso), palavras, obras e omissões.
            Para que haja pecado são necessários: a transgressão da lei, o conhecimento ou plena advertência e o consentimento deliberado.
            O pecado mortal é uma desobediência à lei de Deus em coisa grave, que priva a alma da graça, tira-lhe méritos e a capacidade de adquirir outros e a torna digna do inferno. O pecado venial é uma desobediência à lei de Deus em coisa leve ou ainda em coisa por si grave, mas sem toda advertência ou consentimento.
         Os pecados mais graves e mais funestos são os contra o Espírito Santo e os que clamam vingança diante de Deus.
           Todos os pecados são perdoados com o Batismo, a Penitência e a contrição perfeita, unida à vontade de se confessar,
      Para nos conservar longe do pecado muito auxiliam o pensamento da presença de Deus e a consideração dos novíssimos.




AS PAIXÕES E OS VÍCIOS
As paixões são comoções ou movimentos violentos da alma, que, se não forem moderados pela razão, arrastam ao vício e, muitas vezes, também ao delito.
            O vício é o habito de fazer o mal adquirido, repetindo-se atos maus. Os vícios principais são os sete capitais, que se chamam assim porque são cabeça e origem dos outros vícios: soberba (estima exagerada de si), avareza (desejo excessivo das riquezas), luxúria (uso dos prazeres ilícitos da carne), ira (vingança, contra a razão), gula (avidez do comer e do beber), inveja (tristeza pelo bem e alegria pelo mal alheio), preguiça (descuido dos próprios deveres ou negligência).
Aos vícios capitais opõem-se estas virtudes: a humildade (exata estima de si mesmo), a liberalidade (generosidade na esmola), a castidade, a paciência, a sobriedade nos alimentos e nas bebidas, a fraternidade (ou benevolência), a diligência ou zelo no serviço de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário